CUIDADO !!!

12 de abril de 2010

Treinamento para a Vida


Desde o dia 05/04 estou em treinamento em meu novo emprego, graças a Deus!
A estrutura da empresa é muito bacana e meus novos colegas de trabalho também são bem legais. Todos muito diferentes um do outro mas um pessoal bem maduro e divertido.
O que mais me chamou a atenção, foi o treinamento psicológico e comportamental.
A instrutora Elisa, durante 3 dias realizou várias dinâmicas conosco e percebi que ali ela analisava cada um, comportamento, postura, criatividade e até nossa relação com os demais. Fazendo também com que pudessemos nos conhecer melhor.
No início do treinamento, no primeiro dia, ela pediu que criássemos um slogan, uma marca junto ao nosso nome. Algo com o qual nos identificássemos, que pudesse nos representar.
Me veio a cabeça uma árvore!
No terceiro e último dia de treinamento, ela pediu que fechásssemos nossos olhos, respirássemos fundo e pensássemos em tudo o que aconteceu durante o treinamento, no que aprendemos. Ela então pediu que prá esse momento, prá esse aprendizado, atribuíssimos outra marca, ou a mesma ou acrescentar algum outro símbolo, caso tivesse mudado de idéia.
Foi então que com os olhos fechados, vi minha árvore muito verde e bonita, e sobre ela brilhava um Sol lindo!
Só que nesses 3 dias de treinamento percebi que tudo o que foi falado, estudado, citado pela instrutora Elisa, e o pouco que pude conhecer dos meus colegas de trabalho, fizeram uma diferença significante na minha vida.
Percebi que esse treinamento fez mais diferença na minha vida pessoal, do que prá qualquer outra coisa!...rs
Claro, é óbvio que tudo isso influenciará no dia-a-dia do meu trabalho mas me fez pensar numa série de coisas, rever, repensar em algumas de minhas atitudes... Veio à calhar no momento exato, já que minha semana tinha sido terrível...
Agora, voces devem estar se perguntando: "Ah, bacana que fez bem prá ela, mas o que a árvore e o sol tem a ver com isso??..."
Bom, a árvore foi uma identificação imediata porque lembrei de alguns meses atrás, e tudo que vinha (e vem) acontecendo na minha vida, e percebi que eu estava no momento "árvore", crescendo e desenvolvendo cada vez mais com o tempo. Afinal, os "trintão" tá aí né gente!...rs
Foi uma reflexão clara, bem direta... Muita coisa ficou clara prá mim, até meus medos.
Acho que todas as empresas deveriam adotar esse tipo de treinamento, por que mesmo que essa não seja diretamente a intenção, a gente passa a se conhecer um pouco mais, entramos mais a fundo naquele "desconhecido" que não nos permitimos entrar (ou temos medo).
Vendo e percebendo como cada um é, ali naqueles 3 dias , se eu já procurava respeitar a individualidade de cada um, hoje eu respeito muito mais, procuro entender mais.
Eu já era analítica, imaginem agora!rs
A vida, o convivívio com as pessoas já um treinamento, o maior treinamnento na vida, é viver!
À todos meus novos colegas de trabalho, os meus respeitos!

Sawabona Shikoba!!!
(Eu vejo você! Por isso eu te respeito!) - Saudação Africana.